FENÔMENOS PARANORMAIS: CONCEITO E DEFINIÇÕES

A Parapsicologia se põe, no contexto do conhecimento humano, como a ciência dos fenômenos paranormais.

Por fenômenos paranormais compreende-se o conjunto de ocorrências extraordinárias, que fogem do normal, como casas mal-assombradas, o conhecimento antecipado de um fato, "leitura" da mente do outro, curas extraordinárias etc.

Compreendidos, antigamente como manifestações de forças divinas ou diabólicas, os fenômenos paranormais adquirem, no contexto da Parapsicologia, algum fato inexplicável que os separa dos eventos normais, não podendo ser explicados pelas ciências convencionais.

São compreendidos como resultado da ação do ser humano, ainda que de uma maneira que foge ao entendimento do agente, posto que são provocados pela mente subconsciente.

Antigamente conhecida como Metapsíquica, surgiu nos EEUU, onde em 1930 foi criado o laboratório de Parapsicologia da Universidade de Duke, e se considera hoje que seu mentor, Joseph Banks Rhine é o pai da Parapsicologia como ciência.

No Brasil, a palavra Parapsicologia remete a um misto de ideias que envolvem crendices, superstições, religiões, ocultismo.

Ao longo do tempo foram sendo semeadas informações equivocadas sobre essa disciplina. Há uma verdadeira miscelânea de assuntos, de crendices, de práticas que foram abrigadas sob o guarda-chuva da Parapsicologia, para onde tudo que é estranho, bizarro, não compreendido, e aparentemente fora do normal foi empurrado.

QUEM É O PARANORMAL?

É muito importante definir com clareza qual é o sujeito estudado pela Parapsicologia. Paranormal é a pessoa que produz os fenômenos paranormais. É aquele que possui capacidade de percepção extra-sensorial, que se manifesta por meio da Telepatia, da Pré-cognição, da Claripercipiência e da Bilocação de Consciência, também chamados fenômenos psi-gama. Possui igualmente a capacidade de atuar com a mente sobre a matéria, a Psicocinésia e a levitação, também chamados de fenômenos psi-kapa.

​O QUE É PARAPSICÓLOGO?

E quem observa e interpreta ao paranormal.

Quais os requerimentos específicos para que esta observação seja seria e definitiva?

Parapsicólogo é o cientista, o estudioso da Parapsicologia, o profissional conhecedor da matéria, o especialista, aquele que se dedica a Parapsicologia como ciência, à pesquisa, as experiências e à aplicação das descobertas confirmadas e testadas pela experimentação.

TERMOS UTILIZADOS NA INVESTIGAÇÃO PARAPSICOLÓGICA

Fenômenos paranormais são fatos, eventos e acontecimentos que extrapolam o normal; não comuns no dia-a-dia das pessoas. O prefixo “para” significa ao lado de, ao lado de semelhante. É um prefixo grego que denota que o fenômeno parapsicológico é aquele que ocorre paralelamente ao psicológico.

​Os fenômenos paranormais são os fatos, os acontecimentos e os eventos que estão além dos normais. O prefixo “para” significa, também, além de. Fenômenos paranormais são, pois, aqueles fatos que extrapolam a realidade considerada normal, são os acontecimentos que fogem ao cotidiano, são os eventos não estudados pelas ciências tradicionais.

Os fenômenos paranormais não são apenas fenômenos parapsicológicos, são também, parafísicos, paraquímicos, parabiológicos e de paracomunicação.

O QUE SÃO FENÔMENOS PARANORMAIS?