CLASSIFICAÇÃO DOS FENÔMENOS PARANORMAIS
Este conteúdo faz parte das habilidades e conhecimentos teóricos básicos do Parapsicólogo Alejandro Francisco Rubio, sua aplicação é frequente.
Se estiver interessado na terapia que proporciono, saiba que também faço atendimentos online com os mesmos resultados que os presenciais, em Português e Espanhol.
O Que São Fenômenos Paranormais?
São fatos, eventos e acontecimentos que extrapolam o normal, não comuns no dia-a-dia das pessoas, fogem ao cotidiano, não sendo estudados pelas ciências tradicionais.
Estes fenômenos são também parafísicos, paraquímicos, parabiológicos e de paracomunicação.
Negativos: os que mais chamam a atenção são perturbadores, prejudiciais ou destrutivos, visões e aparições perturbadoras, possessões demoníacas, casas mal-assombradas, etc.
Positivos: curas milagrosas ou espirituais, pré-cognição, viagens fora do corpo.
Antigamente, os paranormais eram denominados bruxos, adivinhos, pajés entre outros.
Na atualidade são conhecidos como paranormais, sensitivos ou médiuns.Todos eles tem grande capacidade mental
Na historia antiga, os curandeiros e adivinhos eram consultados por reis e imperadores, para tomar decisões importantes ou proceder a curas inexplicáveis.
Na idade média, alguns paranormais eram vistos como enviados por Deus, e foram colocados a serviço da religião. Outros sem sorte foram condenados a fogueira por serem emissários do diabo.
No século XX, com a liberdade de pensamento e novas Cosmovisões, os fenômenos e as pessoas paranormais começam a serem estudados com olhos e mentes mais abertos e objetivos.
Conceito de Paranormalidade
Segundo o sistema Grisa, paranormalidade é o potencial mental desencadeador da fenomenologia paranormal. Entende os fenômenos paranormais como manifestações de um poder mental decorrentes de programações mentais (subconsciente). Pesquisas a campo demonstraram que o fenômeno paranormal sempre é provocado pela mente humana.
Paranormalidade: Tipos e Origem
A paranormalidade organiza-se em dois tipos:
Paranormalidade espontânea
Paranormalidade treinada
Paranormalidade Espontânea
Pode ser provocada por três fatores: o sofrimento, a tranquilidade natural, a hereditariedade.
O Sofrimento
O sofrimento desencadeia a paranormalidade espontânea, especialmente entre os povos originários da civilização da carência (povos europeus), provocando o fenômeno de Psicocinésia, é a mente atuando sobre a matéria, em nível físico, químico e biológico.
A tranquilidade natural
A tranquilidade natural é a vivenciada pelos aborígenes, habitantes das florestas tropicais e subtropicais, da civilização da abundância.
Este contato com a natureza e a despreocupação pela subsistência, fizeram com que entrem em harmonia com o universo, provocando de forma mais intensa os fenômenos Psi-Gama, é a mente atuando de forma direta na comunicação, percebendo além dos limites dos cinco sentidos.
A Hereditariedade
A Hereditariedade - Seja pelas experiências de sofrimento, ou tranquilidade natural, a paranormalidade desencadeada passa-se de geração em geração.
A paranormalidade treinada
é desenvolvida através de treinamentos. É mais fácil treinar a paranormalidade quando se apresenta como fator hereditário. Como no caso dos curandeiros ou benzedeiros, em que passa de pai para filho.
Métodos e técnicas para desenvolvê-la:
Jejuns e hábitos alimentares.
Mantras ou cânticos.
Silêncio, oração, meditação, rituais.
Ambientes, roupas e objetos.
Exercício da respiração (palavras e gestos).
Treino da imaginação.
Categorias Dos Fenômenos Paranormais
Fenômenos da Percepção Extra Sensorial (PES)
O ser humano pode perceber além dos cinco sentidos, por isso o nome de Percepção Extra Sensorial.
Intuição
Pré-cognição
Claripercipiência
Bilocação de consciência
Intuição
Intuição é a capacidade da mente humana de perceber espontânea e automaticamente qual a atitude a assumir, o caminho a seguir, a decisão a tomar, o ato a praticar.
Telepatia
Telepatia é o fenômeno da PES no qual ocorre comunicação ou transmissão de imagens, ideias ou sentimentos de uma pessoa para outra sem fazer uso de nenhum dos cincos sentidos.
Pré-cognição
Pré-cognição o fenômeno da PES em que se presente ou prevê um fato que ainda vai acontecer no futuro. Incluem-se aqui os chamados sonhos pré-cognitivos.
Claripercipiência
Claripercipiência substitui a palavra Clarividência, é a capacidade de experimentar sensações correspondentes aos cinco sentidos, sem fazer uso deles, é a própria capacidade do indivíduo de produzir imagens, sons, odores, sensações táteis e gustativas que podem ser percebidas também por outras pessoas.
Bilocação de Consciência
Bilocação de Consciência ou desdobramento, viagem astral ou ainda projeciologia. É o fenômeno da PES em que a pessoa vivencia a nítida sensação de estar fora do corpo; ou de estar simultaneamente em dois lugares diferentes ao mesmo tempo.
Fenômenos de Psicocinésia
Manifestação do poder da mente sobre a matéria.
Levitação
Levitação é a capacidade que a mente humana de anular a lei da gravidade e comumente, parece, ao mesmo tempo, ignorar outras leis ou princípios da física, como a lei da inércia e da dinâmica. Compreende a levitação de objetos e a levitação do próprio corpo.
Apport
Apport onde objetos desaparecem misteriosamente de um lugar e aparecem em outro.
Apport é o fenômeno de psicocinésia em que determinado objeto desaparece de um lugar e reaparece inesperadamente em outro.
Combustão Espontânea
Combustão espontânea ou pirogenia, geralmente associado a outros fenômenos da psicocinésia, nas casas mal-assombradas; quando roupas, móveis e outros objetos entram em combustão e queimam sem identificar-se a causa que desencadeia o fogo.
Exemplo: num caso analisado pela equipe de Parapsicólogos do IPAPPI, em 1989, num bairro de Porto Alegre (RS), vários fenômenos de combustão espontânea eram desencadeados: a queima espontânea de dois colchões; um rosário que estava sob os pés da cama (antigo móvel de madeira), após um estampido, queima e passa o fogo para a própria cama (este fenômeno foi, inclusive filmado numa reportagem de televisão); roupas queimavam nos varais e, inclusive, com toalhas molhadas no interior de um banheiro acontecia o mesmo.
Curas Psíquicas
Curas psíquicas ou curas milagrosas ou espirituais. A mente atua diretamente sobre o organismo vivo, em particular o corpo humano.
Exemplos: reiki, passes, benzimentos, curas espirituais, efeito placebo.
Os fenômenos de Psicocinésia são mais frequentes e comuns do que se tem constatado pelo rigor das pesquisas científicas. A quase totalidade dos fatos atribuídos ao azar e à sorte, podem ser também classificados como fenômenos de Psicocinésia.