ESCOLAS DE PARAPSICOLOGIA
O fenômeno paranormal, por não poder ser colocado no banco de provas da ciência, tem sempre múltiplas formas de ser compreendido, isso sem contar com que a ciência considera que tudo que não pode ser pesado e medido não pode ser considerado objeto de estudo, ficando então como área de interesse da religião. Para poder entender as explicações sobre as manifestações dos fenômenos paranormais, devemos entender os objetivos e interesses de quem tenta explicar.
No Brasil, a partir da década de 1960, se desenvolveram três Escolas de Parapsicologia: a Católica, a Espírita e a Científica Independente.
A Escola Católica de Parapsicologia,
liderada pela equipe do Padre Quevedo, foi desenvolvida com principal objetivo de combater o espiritismo e as religiões afrodescendentes e está atrelada à doutrina católica. Teve sempre o apoio das Faculdades Anchieta e constituiu o Centro Latino-Americano de Parapsicologia, onde foi construído o maior documentário científico sobre os fenômenos paranormais.
Aproveita o prestígio acadêmico para chamar os espíritas e todos os representantes do sincretismo religioso de "charlatães", fanáticos obcecados por uma idéia ou filosofia cega e ofuscante; perdeu enfim o rumo investigativo para cunhar a expressão: "Isso não existe", falando para os paranormais que tudo isso que está percebendo não existe, que é produto de sua imaginação doentia, que não deve falar com ninguém disso, pois se falar vão interná-lo e faze-lo tomar remédios para doido.
Acabou entrando em rota de colisão com os devotos católicos após escrever o livro: "Antes que os demônios voltem", sendo obrigado a permanecer calado por cinco anos.
Fruto desta escola de parapsicologia, o Frei Albino Aresi, criou as clínicas "Mens Sana", baseado no poder de cura da mente, tarefa que finalizou com a sua morte.
A Escola Espírita
surgiu como defesa dos ataques da Escola Católica e procura fundamentar cientificamente as suas teses. Portanto, atrelada à doutrina Espírita. Tem na sua frente a Ernani Guimarães Andrade, fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas IBPP, com o objetivo de defender e comprovar as teses espíritas com auxílio das pesquisas parapsicológicas.
A Escola Científica Independente
está desvinculada de compromissos - religiosos e/ou ideológicos e se atém unicamente aos compromissos científicos. O desbravador foi o Dr. Osmard Andrade Faria, quem escreveu "Parapsicologia- panorama atual das funções Psi". O sucedeu o Instituto Internacional de Kurkiangrafia e Psicobiofísica, dirigido por Newton Milhomens, e o Ipappi - SISTEMA GRISA, Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico Ltda, fundado e dirigido pelo Dr. Pedro Antônio Grisa.