CONTEXTO FAMILIAR E PERSONALIDADE
Entenda como sua posição na família define ssua personalidade
Família e contexto familiar: o que significa?
Família é um grupo de pessoas ligado por descendência, a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção.
Contexto familiar é o local em que a pessoa está inserida e estabelece neste espaço vínculos sócios afetivos determinantes para a constituição da sua personalidade.
Influência do contexto familiar na estruturação da personalidade
E aqui que ocorre o aprendizado sobre valores conceitos e referências sobre diversos aspectos da vida: moral, saúde, negócios, convivências, atitudes.
A profunda comunicação telepática entre os membros da família, as programações da vida intrauterina, de nascimento, de infância provocam um impacto importante na formação da personalidade.
Classificação parapsicológica de personalidade
Ao longo dos séculos, diversos cientistas conhecedores profundo da psicologia tentaram estabelecer uma classificação psicológica da personalidade. Levando em conta certas caraterísticas morfológicas ou comportamentais. Nunca deixaram nada claro, e não foram aceitas como definitivas, o tempo demonstrou que não eram confiáveis.
Se a premissa básica é sobreviver, é evidente que as programações para a sobrevivência do indivíduo formam o componente básico para qualquer classificação da personalidade.
Estudos do Ipappi comprovam comunicação mental telepática, subconsciente, natural e indestrutível entre o pai e a primeira filha, entre a mãe e o primeiro filho do casal.
Hoje, a Parapsicologia Independente Sistema Grisa, baseada nestes conceitos informa que existem dois tipos básicos de personalidade, quem desfruta deste elo mental e quem não o possui.
Personalidade Pragmática
Aquele que chegou como primeiro filho do seu sexo, imediatamente após o nascimento passou a ter um elo mental ou comunicação mental telepática, subconsciente, natural e indestrutível com seu progenitor do sexo oposto.
Freud chamou a esta força de “impulso sexual”, hoje sabemos que ela é apenas uma comunicação telepática muito forte.
No caso de nascimento de gêmeos, pragmático é aquele que nasce primeiro.
No caso de gêmeos adotados, pragmático é aquele que estabelece contato visual com a mãe em primeiro lugar.
O pragmático então vai ser sempre aprovado em tudo o que faz, o olhar do pai ou da mãe vai ser sempre de aprovação, ele vai sentir profunda segurança e aprovação interior.👍
Desta forma pode se voltar para o mundo exterior, e mostrar um comportamento seguro, confiável, fácil e prático.
O pragmático prefere ser independente; não aceita ser chamado à atenção; prefere ser chefe, patrão, autônomo; não gosta de prestar contas a ninguém.
Sendo no geral econômico e até pão-duro.
Gosta de boa casa, carro, roupas e pertences; valoriza a posse e a utilidade dos bens; pode ser ciumento ao extremo; busca riqueza, poder e status social.
É organizado, gosta de ter as coisas no lugar para facilitar o desempenho e não perder tempo.
A mulher pragmática prefere joias a bijuterias, e detesta pedir dinheiro ao marido ou companheiro.
Pragmático Definido
Dizemos que é pragmático definido aquele sujeito que durante a gestação e o processo de nascimento não sofreu.
Ele pode manifestar na sua vida toda programação positiva que a vida entregou.
Pragmático Sofrido
Se o indivíduo nasceu numa situação familiar que caracteriza o pragmatismo, mais sofreu em algum momento da gestação ou do nascimento, dizemos que é um pragmático sofrido.
Ele vai ter algumas dificuldades na vida que vão remetê-lo a esse começo difícil e conturbado.
Pode então desenvolver características de idealista e assumir um ou mais dos papéis que o idealista assume
Personalidade Idealista e os cincos papéis.
Ao chegar ao mundo, e na tentativa de chamar a atenção na luta pela sobrevivência o idealista percebe que o lugar que deveria ser dele está ocupado. Passa então a sentir rejeição profunda e insegurança em relação aos outros e ao mundo exterior.
Tem dificuldade em enfrentar tarefas rotineiras, oscilação de humor permanente. È voltado para o mundo interior se pergunta sempre por que é assim.
Apresenta potencial artístico e criativo. É apaixonado, pode dar a vida por um ideal.
Precisa chamar a atenção, sente necessidade de ser aceito, elogiado e valorizado. Integrando-se assim com a lei cósmica da vibração.
Assim, desde cedo tem sucesso nesta tentativa desesperada de atenção assumindo um ou mais destes cinco papéis:
- O grito: papel de revoltado e contestador (grito de raiva, medo).
- A ausência: papel de isolado e quieto (mãe busca esconder a gravidez).
- O humorista e satírico (forma mais inteligente de chamar a atenção).
- O Colaborador: Papel de bonzinho (apressado em dizer que sim). Normalmente nascem depois de um revoltado.
- O vencedor: tudo o que recebe de aplausos, torna-se caminho de sucesso. Este vencedor podemos defini-lo como um idealista que motivado pelas exigências da vida, desenvolve diversas características pragmáticas
Tipos de família
“O jogo – nem luta nem guerra – que se estabelece entre as pessoas, na busca de garantir sua sobrevivência física, biológica e o fortalecimento, tendo como objetivo mais amplo e remoto a sobrevivência da espécie, no espaço e no tempo”.
O começo e o clímax deste jogo está no casamento, ou a união de dois seres para construir um futuro a dois. Esta constituída assim a família, embrião da sociedade e teatro onde se manifesta ante todo a lei da sobrevivência.
Casal de Pragmáticos
As pessoas envolvidas devem ter cuidado em não transformar seu casamento numa mera sociedade comercial.
O casal se preocupa demais com os bens materiais e pouco com o doce espiritual. Enchem os filhos com doces, brinquedos, expressando culpa por não suprir suas necessidades espirituais.
Filho é para ter: comida, roupa, saúde, estudos, viagens, herança futura.
Socialmente são participativos, pau-para-toda-obra. Não gostam de mudanças na vida.
Casal Tipo Misto “A”
Em este tipo de casal o homem é pragmático e a mulher é idealista.
Na versão tradicionalista: homem forte e mulher delicada e sensível: CASAL IDEAL. Assim deveria ser na maior parte das vezes.
Nada disto dá certo se: a mulher for idealista revoltada, ou mulher esperada menino. Ou o homem for pragmático sofrido, ou homem muito esperado menino.
O homem pragmático não perde o tempo com detalhes, o importante é o resultado: sem frescuras, não precisa demonstrar carinho e afeto!
“Não trabalho o dia inteiro por você, pela casa e pelos filhos? Falta alguma coisa? Que é que quer mais?”
Se a mulher não colabora como seu espírito prático e racional pode reagir mal: praticar agressão verbal, física, longos silêncios ou isolamento junto com amigos em clubes, bares e pescarias.
A mulher idealista pode decepcionar-se muito cedo, sonhadora e romântica, espera ser tratada com carinho e afeto por seu príncipe encantado, e descobre que ele é prático até na cama, visto que depois de satisfeito, deita de lado e dorme. Na cabeça dele deve descansar, pois amanhã é outro dia para ir a luta novamente.
Alerta ao pragmático: sua idealista e delicada flor, plantada no jardim do seu lar, precisa ser cuidada com a água viva do elogio, alimentada com o sal do sorriso estimulante, fortalecida com a energia do carinho e do afeto.
Falta alguma coisa? Não falta nada, apenas um gesto, um sorriso, um elogio, um beijo. Que vão ser recebidos como poemas de luz e como sabor da mais deliciosa fruta.
Alerta a mulher idealista! Seu marido pragmático é muito prático, assim, se você precisa de alguma coisa, ele aguarda sua manifestação. Pensar em ternura é perda de tempo, ele precisa agir.
Casal Tipo Misto “B”
Em este tipo de casal o homem é idealista e a mulher é pragmática
É considerado um casal às avessas: ela é forte, calculista, fria, prática.
Ele é inseguro, sensível, afetivo, suave e atencioso. Se o homem foi esperado menina terá facilidade para cuidar dos filhos e assumir as tarefas do lar.
Muitas vezes o homem é violento, pois se sente inseguro.
Casal de Idealistas.
Em este tipo de casal tanto o homem como a mulher são idealistas.
A carência afetiva dos dois provoca uma lua-de-mel muito efetiva e duradoura. Exemplo: casal de velhinhos passeando de mãos dadas.
A insegurança garante constantes desencontros, como ninguém assume a culpa do acontecido, vira um jogo de peteca...
Sabem mais cativar que mandar.