COMO FUGIR DA COMPULSÃO...
Como produzir mais endorfinas
Existe uma saída racional para nossa crise. A Neurociência determinou as circunstancias naturais em que o cérebro produz esses hormônios do bem-estar:
1) Atividade física: quer você goste ou não, atividade física é o principal fator que provoca uma vida saudável e plena, se você estiver nesse caminho e insistir nele, não precisa mais exagerar na alimentação. Isto se aplica também para todo outro tipo de compulsões (bebidas, compras, drogas, relacionamentos disfuncionais, jogo, internet, celular, etc.). Nosso baldinho se enche com atividade física (de preferência uma atividade aeróbica acima de 30 minutos, que vai potenciar a queima de gorduras). Enquanto faz esta atividade responda esta pergunta:
“É possível estar deprimido enquanto estou em movimento?”
Estão comprovados os inúmeros benefícios de fazer atividade física.
Fazer atividade física é tudo serotonina, endorfinas, baldinho cheio!
2) Boas percepções do ambiente: cada vez que vou num lugar diferente, que não conheço, o meu subconsciente analisa automaticamente todas as informações do ambiente; a intenção é descobrir caminhos de fuga, verificar qual a ameaça que pode estar neste ambiente.
Quando agimos de acordo com as Leis Cósmicas, da Harmonia, da Vibração e da Evolução, nos sentimos bem. Bons relacionamentos, amizades, amor, sexo, e segurança vão nos fazer sentir melhor, e o subconsciente vai reagir a isto com sentimentos e emoções de alta qualidade, e vai nos empurrar a buscar mais destas sensações. Se a percepção do meio ambiente for negativa ou se o subconsciente achar qualquer elemento que possa identificar como perigoso à nossa sobrevivência, vai nos afastar desse lugar, e nós vamos dizer assim: não sei o porquê, não me senti bem naquele lugar.
Estas são situações de todo dia. Como fica seu baldinho depois de um dia difícil?
Ou como fica seu baldinho depois de um dia maravilhoso de passeio na praia, sem preocupações com o trabalho e a sobrevivência?
Tenha mais contato com a natureza, ame profundamente seus seres queridos, compreenda as diferenças, agradeça por poder estar vivo, por estar respirando, desfrutando de cada desafio da vida, por ter comida, trabalho, um pulmão para respirar, duas mãos para trabalhar e muita saúde.
Nestas condições sabemos que devemos fazer mais coisas que nos proporcionam bem-estar, e entender que qualquer problema pode ser transformado em oportunidade. Se alguém me irrita, posso agradecer por estar exercitando minha paciência. Se estiver chovendo posso agradecer, pois as plantas vão ficar bonitas e sadias.
Relacionar-se bem com o meio ambiente, também compreende a boa alimentação.
3) Respiração correta: O corpo humano sempre precisa de ar, água e alimentos. O ar, embora seja o elemento mais abundante no nosso planeta, sabemos que podemos sobreviver até três minutos sem ele, após este lapso de tempo nosso cérebro é seriamente danificado. O ar que respiramos cumpre a função de nutrir todas as nossas células. Em consequência, a forma como respiramos tem um impacto direto na nossa saúde.
A capacidade pulmonar média de um ser humano adulto é de dois litros. Na correria do dia a dia, percebe-se que modificamos a forma natural de respirar. A programação básica da respiração pode ser vista nos bebês, quando inspiram enchem a barriga, e quando expiram apertam a musculatura abdominal contra as costelas. Isto é, a respiração abdominal ou da Ioga, a forma correta, a programação original.
Se em vez de enviar dois litros de oxigênio para cada inspiração, eu envio apenas meio litro, fica claro que as células do meu corpo estão em estresse, o meu baldinho fica vazio e fico a mercê da compulsividade.
Torne consciente sua respiração, respirando da forma adequada, relaxe todos os músculos do seu corpo, saia das urgências do seu corpo físico. Faça meditação tendo em conta que quando você abre os olhos ao mundo exterior, admira as maravilhas da criação, e quando fecha os olhos externos para abrir os internos você consegue sintonizar sua alma, a própria essência de Deus.
Para encher seu baldinho:
Ø Confie na vida.
Ø Preste atenção nas maravilhas da natureza. O mundo foi colocado aí por Deus para seu desfrute.
Ø Respire profunda e pausadamente.
Ø Encha seu baldinho de coisas boas.
Ø Ame profundamente a todos.
Ø Faça pelo menos uma caminhada diária de 30 minutos.
Ø Viva intensamente, seja feliz!
4) Alimentação de Baixas Calorias: Todo mundo já sabe que para manter seu corpo na linha da saúde devemos evitar consumir alimentos calóricos.
Hoje sabemos que, o que causa a doença cardíaca, assim como o acúmulo de peso é o açúcar, em especial o açúcar refinado (que passou por um processo industrial muito agressivo).
O açúcar na forma natural é um componente muito importante para a vida, por ele ser a fonte de energia para todo ser vivo. O açúcar refinado industrialmente não é saudável, por ele ter componentes corrosivos e ser concentrado além do necessário para sua função benéfica: fonte de energia.
Na realidade não é o açúcar quem promove o ganho de peso, e sim um hormônio natural produzido pelo nosso pâncreas: a insulina, com a função de manter o equilíbrio da energia no corpo, regula o metabolismo de carboidratos (açúcares) e gorduras promovendo a absorção da glicose do sangue pelos músculos e células adiposas, fazendo assim a reserva de energia para ser usada quando for necessário.
Traduzindo: cada vez que o nosso organismo verifica que há energia sobrando circulando em nosso organismo, estoca o excesso, pois sabe que vai faltar. Memória celular? SIM! Memória celular milenar que nos remete novamente as fomes antigas que o nosso cérebro enfrentou.
Quando a insulina entra em ação, bloqueia a queima de gordura.
Por isso é muito importante manter o bom humor, ser grato por tudo na vida, compreender os semelhantes, descansar adequadamente, evitar situações de conflito, escolher os pensamentos; enfim, ir na direção do fluxo do Universo, observar apenas as coisas boas da vida.
Pense assim: eu energizo tudo aquilo ao qual dou atenção. Pense apenas nas coisas boas da vida. Escolha sempre aquela situação em que você vence. Coloque-se sempre na situação do merecedor, visto que você é filho de Deus, e ele o ama e o considera seu maior tesouro; merecedor não pelas obras e sim pela fé.
Quer emagrecer? Evolua, agradeça, dê risada, ame profundamente a todos, imagine-se sempre vencedor, perdoe a todos, solte as amarras do passado sofrido, caminhe, ande, agradeça de novo, sinta prazer em todos os momentos da sua vida, alimente-se corretamente entrando em contato com a essência dos alimentos mastigando lentamente.