A HISTÓRIA DO BALDINHO
Vamos aproveitar uma maravilhosa obra infantil que ilustra como funciona o nosso cérebro.
A pergunta contida na historinha é:
“Você já encheu um balde hoje?”
Todo mundo tem um baldinho, embora invisível. Todos os dias, devemos colocar no nosso baldinho, sentimentos positivos: amor, emoção, caridade, apreço, alegria...
Recomendo que passe a se fazer esta pergunta "Você já encheu um balde hoje?" Com frequência para gerenciar seu estado emocional e poder evitar qualquer tipo de compulsão, sobretudo a compulsão alimentar.
O seu balde serve para guardar os bons sentimentos sobre você. Você é feliz com o seu balde cheio, e sofre com seu balde vazio!
As outras pessoas também se sentem assim!
Estão felizes quando seus baldes estão cheios e tristes quando seus baldes estão vazios.
É muito bom ter um balde cheio, e é assim que funciona: Você precisa das outras pessoas para encher seu balde, e elas precisam de você para encher o delas.
Você é um enchedor de baldes quando faz coisas boas para os outros.
Algumas pessoas pensam que vão encher seu balde despejando o balde dos outros. Mas isso não funciona assim!
Quando você enche os baldes de outras pessoas, o seu enche também.
Há muitas formas de encher baldes! É divertido e fácil de fazer, não importa a sua idade, não custa dinheiro, não leva muito tempo.
Se você for um “enchedor de baldes”, a sua casa, a sua escola e a sua terra serão sítios melhores para viver. Encher baldes faz toda a gente se sentir feliz.
Perceba que estamos falando de neurotransmissores do bem-estar. Eles permitem que o cérebro trabalhe em harmonia, com uma fonte de energia que não acaba: as endorfinas.
Se o nosso cérebro tem este combustível, ele trabalha de forma eficiente.
Que tal procurar ter um "estilo de vida mais saudável" para o seu cérebro”?
O cérebro precisa de energia disponível a todo instante, quando estamos cansados, estressados, tristes, ansiosos, preocupados (de baldinho vazio), a energia não fica disponível de acordo com as necessidades, e acontece a compulsão. Estamos falando de um equilíbrio energético e ao mesmo tempo químico.