Funções mentais: Consciente e subconsciente
Consciente
Consciente: a função racional da mente humana
A função mental consciente (ou mente consciente) está relacionada com a atenção, ela está sempre onde estiver a sua atenção. Ela é a mente que observa, a que vê.
Neste momento seu consciente está fazendo a leitura destas linhas, e fazendo aquilo que melhor sabe fazer:
Pensar...
Analisar...
Comparar...
Raciocinar...
Julgar...
Compreender...
Orientar-se...
Toda a capacidade racional está na mente consciente. E a racionalidade é o que nos diferencia de outros animais, é a atividade consciente que nos faz ser gente.
Se somos tão inteligente assim...
Qual é a causa de nossa vida trazer sofrimentos...
De não conseguir concretizar nossos desejos...
Podemos encontrar as respostas ao compreender como funciona nossa outra função mental.
Subconsciente
Subconsciente – a Função Mecânica da Mente Humana
A outra função básica da mente humana, a mecânica, pode ser interpretada apenas por meio de comparações a efeitos de facilitar a compreensão. Dizemos que ela é como um terreno, como uma besta ou como um robô invisível.
Segundo Grisa:"Como terreno, precisa ser adequadamente cultivado e fecundado por boas sementes. Jesus de Nazaré diz que o coração humano é semelhante a um campo no qual cresce tanto o espinho e o joio quanto o trigo. Esta comparação fundamenta toda a teoria do pensamento positivo.
Como besta – a besta tem coração – o subconsciente precisa ser domesticado por hábitos convenientes e adequados para o bem estar e a qualidade de vida do ser humano.
Como robô invisível – a comparação mais moderna e completa que se pode fazer em relação ao subconsciente – convém observar que o ser humano, enquanto pessoa precisa aprender a programá-lo e reprograma-lo, a fim de comandá-lo efetivamente e não ser inúmeras vezes comandado por ele."
Vista a ação mecânica do subconsciente sobre o corpo, verificamos que ele executa todos os movimentos necessários para a preservação da vida (respiração, circulação, suor, movimentação dos músculos, etc.), assim como os movimentos automáticos e treinados:
Um exemplo bastante conhecido é do individuo que vai prestar exame de habilitação como motorista. Quando está sozinho, dirige muito bem e realiza manobras difíceis com o carro, mas quando está ao lado do inspetor ou examinador, atrapalha-se ao executar uma simples baliza ou deixa apagar o motor numa subida bastante suave.
O que está acontecendo? Simplesmente ele quer prestar mais atenção, caprichar, isto é, quer realizar os movimentos sob o controle do Consciente, o que deveria ficar entregue ao automatismo do subconsciente funcionando simplesmente como servomecanismo.
O Subconsciente Move Sentimentos e Emoções: aquela frequente percepção de não entender o porquê me sinto desta forma, se tudo parece antecipar o contrário, acontece por que o subconsciente é quem domina sentimentos e emoções.
Segundo Grisa: "Descobre-se que o subconsciente, depois de programado, comanda também os sentimentos e as emoções do ser humano, denominados pelos gregos de movimentos da alma: dando, pois, origem a todas as reações emocionais e comportamentais. Por exemplo, numa festa, se alguém troca o disco do aparelho, surgem reações diversas reações diversas: um pede para tirar essa música chata; outro sente-se atingido por súbita nostalgia; outros, ainda, começam a vibrar de entusiasmo; há aqueles que desabam, enfim, um largo sorriso e existem aqueles que nem se deram conta de que houve mudança no som ambiente".
O Subconsciente Move a Realidade: Outra constatação da Parapsicologia é que é o subconsciente que produz a realidade. Segundo a ciência: onde está a tua mente, está a tua realidade.
Segundo Grisa: "A grande descoberta da Parapsicologia está aqui; o subconsciente, depois de programado, move a realidade, produz resultados práticos.
Que resultados práticos?
Resultados tão práticos como a saúde e a doença, o fracasso ou o sucesso, a pobreza e a riqueza, o amor e o desencontro".