COMPULSÃO, O QUE É?

Não importa quão bem sucedido na vida você é. Todos temos alguma área da nossa vida na qual nos destacamos, obtendo ótimos resultados, e outra área na qual fracassamos.

Todo ser humano sofre de algum tipo de compulsão, e você não está livre disso. As consequências da compulsão são sérias: baixa autoestima, sensação de fracasso, adoção de hábitos destrutivos, depressão, estresse, ansiedade.

Se você já passou por um episodio de compulsão já sabe como pode se perder totalmente o controle. E todos sabemos que precisamos nos sentir no controle para estarmos seguros... perdê-lo parece ser o fim!

A compulsão é um mecanismo fisiológico, que tem um sentido emocional importante:

Compulsão é Gratificação!

A gratificação é uma resposta emocional, que produz um alívio imediato do conflito de ansiedade ou angustia.

Em todas as compulsões, o alívio não passa de minutos.

Comportamentos compulsivos
Comportamentos compulsivos

Conheça a ampla variedade de focos da compulsão:

Medicamentos,

sexo,

pornografia,

drogas,

comida,

roubar,

matar,

estuprar,

jogos de azar ou vídeo-game,

televisão,

religião,

fofoca,

compras,

cigarro,

álcool,

trabalho,

limpeza obsessiva do ambiente ou do próprio corpo,

atividade física,

relações afetivas disfuncionais.

Se a compulsão é uma gratificação, e o cérebro está precisando de algum agrado, e como é ele quem domina o jogo da nossa vida, se ele pedir, nós não podemos negar.

E não conseguiremos!

Nosso cérebro é um organizador de todas as funções do corpo, além de ser o gerenciador de um elemento vital para a vida: a energia.

Se a energia necessária para a manutenção básica da vida, não estiver presente num certo momento ele vai lançar mão do recurso da compulsão para tomar posse dela.

Entenda que nessas situações e lugares que te provocaram a sensação de segurança e conforto, é aí vai se dar a compulsão.

Por exemplo:

Se na sua escala de valores, a comida está em primeiro lugar, ou teve momentos nos quais a comida faltou, cada vez que seu cérebro estiver carente, mergulhará num estado automático sobre o qual você não tem controle.

Se for um fumante é por que em algum momento da vida imaginou como se sentiria seguro se fosse adulto... pense em algo que os adultos fazem que atrai a atenção da criança: fumar.

Se você teve uma infância pobre, e tinha algum parente que podia comprar o que quisesse, é provável que faça compras sem controle na hora da compulsão.

Se você está sofrendo muito por uma vida difícil na qual não consegue aceitar os fatos, é possível que seja alcoólatra, uma forma de compulsão que traz um bem-estar imediato por causa da anestesia que o álcool provoca no corpo.

O mesmo se aplica para as drogas, embora neste caso, as drogas trazem uma explosão de prazer, e a pessoa depois de experimentar decide que quer reviver aqueles momentos novamente, pois a vida é dura e sofrida, tão diferente...

Nosso cérebro enche seus estoques de energia com prazer, expressado de outra forma: bem-estar.

E se as reservas de energia estiverem baixas,

ou não disponíveis no momento (sofrendo de estresse, depressão, tristeza, ansiedade, cansaço físico ou mental),

você está em risco de vida.

E como a vida não pode acabar ele recorre a este mecanismo da compulsão.

Em poucas sessões você pode se libertar definitivamente de Compulsões!

TODO MUNDO É COMPULSIVO